Sport Blog - Futebol Marítimo

Wednesday, July 22, 2009

Tarântula Trucks: Invenção de Jack Kay parce ter sido baseada na "Teoria das Suspensões"

Apesar de não haver qualquer confirmação oficial por parte dos criadores da "Tarântula Trucks", este novo skate parece possuir duas "suspensões".

Jack Kay explica no site sobre o seu novo invento, que este novo skate é capaz de atingir velocidades que nenhum outro skate obteve até hoje.

Olhando para o "Tarântula", vemos que as peças de metal que sustentam as rodas parecem as patas do insecto que dá nome ao novo skate, mas também parecem as suspensões de qualquer automóvel.

De forma rápida e sucinta, podemos dizer que a principal função de qualquer suspensão automóvel é minimizar o atrito entre os pneus e o solo, de modo a fornecer estabilidade na direcção, bom andamento e conforto dos passageiros.

Se aplicarmos estas funções nas peças metálicas do "Tarântula", vamos perceber que este skate fica com muito mais estabilidade que qualquer outro, o que se traduz numa maior velocidade, num maior controlo das manobras e numa suavidade para qualquer skater.

Voltamos a reafirmar que não temos qualquer confirmação oficial, mas parece que o norte-americano Jack Kay não fez mais do que aplicar a "Teoria das suspensões" no seu novo skate, tornando-se assim mundialmente conhecido.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Tarântula Trucks

Tarântula Trucks: Invenção de Jack Kay pode mudar a vida dos skaters

Já a partir do próximo mês, a vida dos skaters (praticantes de skate) pode mudar radicalmente, tal como a modalidade.

É que a partir do dia 1 de Agosto, vai passar a ser comercializada a nova criação de Jack Kay, um norte-americano que inventou o Skate Tarântula Trucks.

Esta nova "tarântula" não é mais que um skate normal, mas com rodas diferentes, ou seja, enquanto os skates normais têm as rodas presas na parte de baixo da tábua, o novo "animal" tem as rodas mais afastadas e presas à tábua por uma peça de aço, com a forma das patas de uma tarântula.

Este novo produto, que demorou 6 anos a ser construído, é capaz de alcançar velocidades maiores que um skate normal e tem mais mobilidade, o que equivale por dizer que as manobras vão passar a ser mais espectaculares, o que é óptimo para os skaters mundiais.

Em declarações ao site Skeatboarding All, Jack Kay revelou que "antes de chegarmos a este modelo, experimentamos sete versões diferentes, e acabamos por escolher a Tarântula por ser a mais espectacular".

Kay conta ainda que teve esta ideia quando "estava a tomar banho. Aquela imagem veio-me à cabeça, já nem sei porquê, e eu não liguei. Quando saí da casa de banho e cheguei ao quarto, vi o meu skate encostado à parede, e a tal imagem voltou a ocupar-me a mente. Então decidi meter mãos à obra e tentar criar um skate como aquele que eu tinha visualizado mentalmente. Pedi ao amigo Mateus Loveless [professor-regente da cadeira de física na Universidade do Arizona] umas dicas, e criamos um produto diferente que oferece aos skaters uma experiência única".


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Tarântula Trucks

Jogo Particular: Varzim e Marítimo empatam a um golo

Varzim e Marítimo empataram esta tarde a um golo, em mais um jogo de preparação para a nova época, que serviu também para apresentar a equipa poveira aos seus associados, adeptos e simpatizantes.

A partida teve um fraco nível técnico e táctico, mas os jogadores mostraram empenho, determinação e vontade em somar mais uma vitória.

Aos 27 minutos, Pedro Santos colocou a equipa da Costa Verde em vantagem, mas 10 minutos depois Kanu repôs a igualdade no marcador.

Este é o primeiro resultado negativo do Marítimo nesta pré-época, pois nos 2 encontros anteriores os insulares derrotaram o Merelinense por 1-0 e o Oliveirense por 4-0, em encontros disputados na pequena aldeia do Fão, local do estágio da equipa treinada por Carlos Carvalhal.


Jornalista: João Miguel Pereira