Sport Blog - Futebol Marítimo

Sunday, March 1, 2009

Liga Sagres: Marítimo vence V. Setúbal por 5-1 aplicando aos sadinos a 2ª maior goleada da temporada

Muita chuva e um hat-trick do senegalês Baba marcaram a goleada do Marítimo sobre o V. Setúbal (5-1), num encontro a contar para a 20ª Jornada da Liga Sagres.

Com este resultado, os madeirenses igualam o Sp. Braga na 6ª posição, mas os "arsenalistas" ainda não realizaram o seu confronto desta ronda.

Crónica do Jogo:

Apesar da muita chuva que caía e do mau estado do terreno, as duas equipas entraram dispostas a lutar pelos 3 pontos.

Ambos os conjuntos não queriam perder, pois uma derrota poderia significar o adeus a uma competição europeia (no caso do Marítimo) ou, no caso dos sadinos, a descida para o último lugar da Liga Sagres.

O jogo foi muito equilibrado até aos 17 minutos, altura em que aconteceu o primeiro golo da partida: na marcação de um pontapé de canto, Luis Olim envia a bola para a grande área e Robson, de cabeça, introduz o esférico dentro da própria baliza.

Este golo veio intranquilizar a equipa sadina, que no minuto seguinte poderia ter sofrido mais um tento, mas Miguelito sozinho não conseguiu vencer a oposição do guardião Milojevic.

Não foi aos 18 minutos, mas os madeirenses ampliaram a vantagem logo de seguida: no 20º minuto, Baba remata forte e colocado não dando hipóteses de defesa ao guarda-redes contrário.

Com um resultado de 2-0, os madeirenses abrandaram o ritmo, mas sempre tendo como objectivo as redes da baliza sadina.

Aos 42 minutos, Baba apareceu solto na grande área, ultrapassou Milojevic e quando se preparava para festejar mais um golo apareceu Auri, que cortou a bola pela linha de fundo.

Este momento de inspiração do defesa sadino animou os seus colegas, que começaram a criar perigo perto da baliza de Marcos, podendo até reduzir a diferença antes do intervalo, se André Marques tivesse melhor pontaria, pois o jovem defesa-esquerdo acertou em cheio no poste.

Como diz o velho ditado "quem não marca, sofre", e foi precisamente isso que aconteceu ao V. Setúbal: depois do falhanço de André Marques, Baba correu quase 50 metros com a bola "colada" nos pés e à saída de Milojevic, enviou-a para o fundo da baliza fazendo o 3-0 para o Marítimo.

A segunda parte não teve grande história, pois o V. Setúbal baixou os braços por completo, e a equipa maritimista ia gerindo o resultado a seu bel-prazer.

Mesmo assim, nos últimos 45 minutos ainda se assistiu a três golos e "meio": Baba culminou uma grande exibição com um "hat-trick" (aos 59 minutos); Marcinho aproveitou um passe de Fernando, e isolado fez o 5-0; no último minuto Michel marcou o tento de honra dos sadinos, aproveitando uma desatenção da defensiva insular; e o Marítimo ainda poderia ter chegado ao 6º golo, mas Milojevic afastou a bola quando esta já estava em cima da linha de baliza.


Depois deste resultado, o Marítimo passa a figurar na "galeria" da Liga Sagres como sendo o clube que sofreu a maior goleada (0-6 frente ao Benfica) e deu a 2ª maior goleada desta temporada.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Mais Futebol